As Canetinhas para Emagrecer e o Câncer.

1 Views
Published
As “Canetinhas” para Emagrecer e o Câncer
Eu sempre repito que o ganho progressivo de peso durante a vida é o maior vilão, em relação ao câncer, como foi o tabagismo no século passado.
Quanto aos cânceres ginecológicos, a magnitude do problema é maior, sendo 40 a 50% dos cânceres seriam evitáveis sem a obesidade, que quanto mais precoce e duradoura é proporcional ao aumento do risco.
O principal mecanismo envolvido é o hiperestrogenismo, já que a gordura aromatiza o estrogênio, ou seja, aumenta sua forma ativa. Mas outros fatores, como a inflamação crônica de baixo grau e o alcançar seu depósito genético de gordura corporal, que juntos aumentam a produção de insulina, que estimula a multiplicação celular e a produção hepática de SHBG, que aumenta o estrogênio livre e IGF-1. Todos fatores que ligam a obesidade ao câncer.
A cirurgia bariátrica, se efetiva, já é bem documentada que diminui a incidência de câncer de endométrio em 70 a 80%.
Os medicamentos Glucagon-like peptide-1 receptor agonistas (GLP-1 RA) atuam aumentando a secreção de insulina e diminuindo a secreção de glucagon. Diminui o esvaziamento gástrico e a motilidade gastrointestinal. Reduz o apetite e a ingestão alimentar. Diminui também a glicogênese hepática e a esteatose.
São três as gerações de medicamentos:
Em 2014 surgiu a Liraglutide, que são agonistas do receptor GLP-1. Os nomes comerciais são Saxenda, para obesidade, e Victoza, para diabetes tipo 2. Usados por 8 meses induzem a 6-8% de perda do peso corporal (média de 5-6 kg)
Em 2021 surge a segunda geração, Semaglutide, que também é um agonista do receptor GLP-1. Os nomes comerciais são Wegovy para sobrepeso e obesidade, Rybelsus para diabetes tipo 2 e Ozempic para ambos. Tem efeitos colaterais similares aos de terceira geração. Usados por 10 meses induzem a 15% de redução do peso corporal (média de 12-13kg). A formulação oral: Rybelsus, tem uma absorção mais irregular e tem indicação para diabetes tipo 2, mas pode induzir a perda de peso.
Em 2023 Zepbound indicado para perda de peso em quem tem IMC maior que 30 ou sobrepeso com alguma comorbidade. O Monjauro é indicado para diabetes tipo 2. São agonistas dos receptores GLP-1 e GIP. Seus efeitos colaterais incluem: náuseas, diarreia, vômitos, constipação, indigestão, dor abdominal, fadiga, refluxo, hipoglicemia e perda de cabelos. Se usados por 13 meses induzem a 25% de perda do peso corporal (média de 24-27kg)
Eles devem ser usados com uma injeção semanal em uma dose inicial reduzida que será aumentada de acordo com a tolerância e o resultado que está sendo obtido. O tratamento não deve ser interrompido antes do programado, pois a chance de reganho de peso é grande.
As diferentes dosagens e apresentações dos medicamentos influenciam no seu preço de venda.
O uso de medicamentos GLP-1 tem efetividade na obesidade similar a cirurgia bariátrica em reduzir os cânceres e são muito mais efetivas que nenhuma intervenção ou a introdução de dietas, além de promoverem 50% de diminuição de risco de mortalidade por todas as causas. A perda ponderal inicial é superior com a cirurgia bariátrica, mas a mortalidade por todas as causas com uso do GLP-1 é superior à cirurgia bariátrica em 14%.
Estamos entrando em uma nova era de combate ao câncer relacionado à obesidade e a velocidade com que isso vai acontecer depende do acesso. Não podemos fechar os olhos para ver que a introdução de dieta apenas, não funciona para a maioria das pessoas e há um grande sofrimento nessa jornada. Não apenas psicológico pelo fracasso, mas também pelas doenças que vão surgindo.
Mas não se esqueçam, o uso de dieta saudável e exercícios durante o tratamento são fundamentais! Se não há uma mudança do hábito pode haver uma reincidência da obesidade.

Aula ministrada por Ana Luisa de Castro Accarin no 11° Simpósio de Ginecologia Oncológica. É possível evitar o câncer ginecológico através do estilo de vida? SP. 2025 Mar 29.
world cancer research fund american institute for cancer research 2018

Body-mass index and risk of 22 specific cancers: a population-based cohort study of 5·24 million UK adults Lancet. 2014 Aug 30;384(9945):755-65.

Association of Bariatric Surgery With Cancer Risk and Mortality in Adults With Obesity. JAMA. 2022 Jun 3;327(24):2423–2433. doi: 10.1001/jama.2022.9009

Nature Communications 2023 14:3816

J Clin oncol 34:4225-4230 2016

Liraglutida para controle de peso: uma revisão crítica das evidências. Obes Sci Pract. 19 de dezembro de 2016;3(1):3–14.

Semaglutida uma vez por semana em adultos com sobrepeso ou obesidade. N Engl J Med 2021 ; 384 : 989 – 1002
Continued Treatment With Tirzepatide for Maintenance of Weight Reduction in Adults With Obesity: The SURMOUNT-4 Randomized Clinical Trial. JAMA. 2024 Jan 2;331(1):38-48.
Category
Oncology
Be the first to comment